Dia 32: Tatopani → Shikha → Chitre → Ghorapani, 2869 metros

No Comments

Após achar um sapateiro trabalhando na calçada em Tatopani, totalmente por acaso enquanto procurávamos uma pousada no dia, consertei minha bota! Duas xunxadas de silver tape com linhas de nylon depois ela não aguentava mais, as duas. O sapateiro costurou todas as bordas e botou cola de verdade, parecem novas! Estavam prontas pra subir a pior das subidas. Quem vem do circuito Annapurna pra subir até Poon Hill via Tatopani merece todo meu respeito. Na primeira hora eu já suava como um porco, encharcado por completo, a subida muito inclinada em zigue-zague com um calor tropical infernal. Parei várias e várias vezes, algo incomum pra mim. Tomei pelo menos 3 litros de água fresca que comprei no caminho, a Katadyn já não dava conta após tantas semanas em trilhas. Tive que parar pra comer até! Algo impensável pra mim. Meu corpo estava quebrando no meio do caminho, eu cerrava os dentes pra subir cada passo. Achei que ia desmaiar em um momento, mas cheguei. Nunca achei que ia bater o fundo do poço de exaustão do meu corpo assim. Por um lado, também bastante triste por ter que chegar nisso. Assim que chegamos começou a chover, vai ser uma longa noite pra dormir com dores e frio. Mas, tem internet pra matar o tempo, e o fogo no centro do refeitório é muito bom. — Caio

Acordei morrendo de dor no joelho, sorte que ontem encontrei uma joelheira compressora em uma vendinha em Tatopani, ajudou pra caramba a manter o joelho estável e diminuiu um pouco a dor. Saímos umas 7h30 da pousada e segundo o mapa a trilha até Ghorepani levaria 5 horas. Talvez para o superman. Tatopani fica à 1200m de altitude, e Ghorepani à 2870m. Isso é muita coisa para subir em 5 horas, a gente devia ter suspeitado desde o começo. Sempre que falávamos que íamos subir Poon Hill as pessoas diziam “nossa, foda, boa sorte”, e a gente achava que era a subida à montanha em si. Mas não, a cara de dó que a galera fazia era por causa de hoje, o caminho até Ghorepani. Eu não chamaria de caminho, nem de trilha, chamaria de escadaria. Isso mesmo, infinitos degraus em pedra, uma escada de 1600m de elevação. Não sei como você imagina que é isso, mas seja como for, imagine pior! Eu não tô exagerando, o dia da passagem pelo Thorung La foi de 11 horas de trilha, reconhecidamente o pior dia de todo o Annapurna Circuit, mas o que passamos hoje foi muito, muito pior. Na primeira parte, subimos 3h30 de degraus até Shika e tivemos que parar por lá para almoçar e descansar. 1 hora depois seguimos em frente, mas o corpo já estava cansado, foi terrível. Como o caminho era subindo, o joelho não incomodou tanto, mas para os músculos e para o quadril foi super puxado! Depois do descanso de Shikha o Caio puxou pra caramba o ritmo e quase me matou, e digamos que quase cometeu suicídio também, pois no final nem ele aguentava mais. Duas horas depois de sairmos de Shika chegamos em Chitre, um vilarejo bem pequeno onde tivemos que parar mais uma vez. Ali o clima começou a fechar, além da umidade que nos acompanhou desde o começo fazendo a gente suar em bicas, veio uma neblina pesada e colocamos até a capa nas mochilas, nos preparando para chuva. Saindo de Chitre são mais 2 horas até Ghorepani, e que 2 horas infernais… Degraus, degraus, degraus… Além de tortos, pra acabar com o tornozelo, os degraus são altos, pra fazer a gente fazer bastante força… foda. As 2 últimas horas foram totalmente picadas, subíamos um pouco e nos obrigávamos a parar para recuperar o fôlego e aliviar os músculos. Chegamos em Ghorepani completamente moídos, exaustos, e 8 horas depois de deixar Tatopani! Ainda não visitamos o vilarejo, mas parece ser legal e grandinho até, bem diferente do que eu esperava. O melhor de tudo é que tem wifi! Pessoas, vou falar com pessoas, conversar, descontrair, ufa!!! Com o Caio bravo comigo há vários dias, estou muito carente de bater um papo! A gente conversa com pessoas na trilha, mas é muito diferente de falar com os amigos que deixamos no Brasil. Os assuntos com quem não conhecemos são sempre os mesmos (de onde somos, quais países já visitamos, quais vamos visitar, o que estou fazendo no Nepal, etc etc etc), chega uma hora que cansa! O tempo por aqui não está dos melhores, completamente nublado, e não temos a mínima condição de subir Poon Hill amanhã depois do que passamos hoje. Pelo jeito amanhã o dia será de descanso! — Dani