Dia 9: Chame → Dukur Pokhari → Upper Pisang, 3320 metros

No Comments

Que dia! Tudo perfeito hoje, pra ficar 100% mesmo só se as nuvens nos picos fossem embora também. Mal sei por onde começar. Trilha super perigosa saindo de Chame, 4 ou 5 deslizamentos por cima do caminho pra atravessarmos. Deu medo de verdade. A vila Dukur Pokhari é linda, cheia de pousadas novas, vai detonar na alta estação. Saindo dela vimos o massivo de rochas característico da região. Uma montanha absurdamente alta e larga, totalmente lisa e inclinada, no formato de uma tigela de sopa, fantástica! Parecia artificial quase. Pena que o topo dela tava encoberto, espero que as fotos tenham ficado legais. Entrar no vale de Pisang e Upper Pisang foi foda. Chegamos bem cansados. Estamos agora à 3.300 metros :-) e o vale é lindo demais, tudo que imaginei ver na trilha vi hoje finalmente. Perderia dois dias aqui fácil. Bastante seco, montanhoso, vegetação mais rasteira porém BASTANTE florida de vermelho e rosa. No alto em Upper Pisang o céu tá abrindo, já conseguimos ver parte do Annapurna, com neve e tudo, mas ainda nublado. Fome, e os dal bhat que não chegam. Que trilha, que dia. Feliz, a frustração diminuiu um pouco. O estilo da vila é muito legal, tudo meio medieval, ou mais antigo que isso ainda. Pouca pintura, tudo rústico, vielas de pedras subindo a montanha. Silêncio total. Mas parece que ainda tem sinal de celular aqui! — Caio

Gente, essa trilha tá cada dia melhor! Já estamos à 3.300m :-) Iniciamos hoje às 7h da manhã, pois sabíamos que o caminho seria longo. O dia de descanso nos fez um bem danado (e os Dorflex que tomamos também) e o caminho de hoje, mesmo longo, foi super bem feitinho, estou orgulhosa! Até Dukur Pokhari a trilha foi bem parecida com os outros dias, caminhos de pedra bem inclinados e no meio de bastante vegetação. A sinalização nessa parte foi péssima, quase não encontramos sinais, e os deslizamentos de terra são imensos, hoje deu até um medinho, passamos rápido por várias partes. Em uma parte do caminho decidimos, pela primeira vez, seguir pela estrada em vez da trilha, por segurança. A trilha seguia por um morro onde era possível ver vários pontos já deslizados e outro escorrendo água pelo meio da montanha. No way! Dukur Pokhari é um vilarejo bem lindinho que pelo jeito está começando a se desenvolver agora, e a partir de lá a trilha muda completamente! Pra mim foi um marco: depois de Dukur Pokhari o ar fica mais seco, a temperatura cai, e a paisagem… Meu deus, que coisa mais linda! Os vales ficam mais abertos, a vegetação muda, aparecem mais pinheiros, e se não fossem as nuvens de hoje daria até pra ver os Annapurnas ao fundo! O Caio tá meio frustrado com todas essas nuvens, mas eu tô curtindo mesmo assim. Bom, se o caminho até Upper Pisang é lindo, o vilarejo então, nem se fala! O estilo das guesthouses é diferente, mais rústico, pedra e madeira, e de lá se tem uma vista maravilhosa do vale e das montanhas. Estamos torcendo para amanhã as nuvens sumirem um pouco e a vista melhorar, vamos até sair mais tarde por isso. Nessa última parte do caminho a altitude começou a pegar e estamos começando a ficar mais cansados, com a respiração mais pesada, mas nada grave. Chegamos no guesthouse hoje mais cansados e famintos que nunca, implorando por um dal bhat, um banho e descanso. O dal bhat foi resolvido rapidamente (e com uma vista linda do dinning hall), mas o banho foi uma novela… o chuveiro estragou, enrolaram e enrolaram a gente e só à noite, quando já tínhamos aceitado que iríamos dormir daquele jeito, vieram avisar que o problema foi resolvido. Fechamos o dia com chave de ouro: quentinhos, de banho tomado e assistindo filme em baixo das cobertas. Ahhh como eu tô amando essa vida! — Dani