Por que e como subir o Vesúvio à pé

No Comments

Pra compensar o último post que ficou muito longo, esse vai ter mais fotos. E claro dicas de como subir o Vesúvio por conta própria, à pé! O motivo pra se fazer isso é óbvio: um vulcão quase ativo no meio duma região historicamente famosa e importante, até hoje muito bonita. É uma trilha e tanto, cansativa mas recompensadora :-)

Vesúvio visto de Sorrento, lindão! Alto pra caralho.

Vesúvio visto de Sorrento, lindão! Alto pra caralho.

Existem muitas formas de subir o Vesúvio, que caso não saiba o que é recomendo uma googleada rápida e esclarecedora, mas todas acabam sendo turísticas e caras porque tem que pagar pacote, motorista etc.

Baía pro lado de Napoli

Baía pro lado de Napoli

Alguns lugares online dão dicas erradas pra subir à pé, então achamos legal explicar como fizemos. É bem simples na realidade, mas…

...só andar que chega

…só andar que chega

Basicamente é melhor ficar em Napoli pra fazer essa trilha, já que a estação de Ercolano Scavi é mais próxima da cidade. Muitos falam pra descer na estação de Pompéia da Circumvesuviana, mas é cagada, é muito mais longe e não tem trilha pra lá, só tours.

Ercolano Scavi, melhor estação pro Vesúvio à pé

Ercolano Scavi, melhor estação pro Vesúvio à pé

Desça na Ercolano Scavi, que tem cara de barra pesada mas é super tranquila, com locais simpáticos te ajudando em italiano. Ande até a rotatória e suba a via da esquerda, ali do outro lado da rua, subindo ela, tem um ponto de ônibus. Ali passam os ANM 176 e ANM 5, bilhete integrado com o trem. O 176 vai te levar até a base do Vesúvio na rua San Vito, mas sem trilha dentro do parque nacional e é fácil se perder, embora consiga sair no mesmo ponto inicial a seguir. Locais deram a dica de pegar o 5 mesmo, que tem uma rota mais simples e que dá a volta numa pequena rotatória como seu ponto final bem na base da montanha, quase dentro do parque. Esse é o fim da Via Vesuvio. Dali é só andar pra cima.

Flores no fluxo de lava da última erupção

Flores no fluxo de lava da última erupção

Já tínhamos descido do ônibus 176 e íamos começar a trilha ali por San Vito quando a motorista estacionou o ônibus e veio correndo atrás da gente porque um senhor passageiro explicou que este não era o melhor esquema para subirmos e sugeriu pegarmos o ônibus 5. A motorista até ligou pra um motorista amigo dela (que estava dirigindo a linha 5) pra ele nos pegar em um local mais próximo, onde nem era ponto do ônibus! Se não fosse isso não teríamos feito esse caminho que expliquei. Simpatia total do pessoal.

Uma das várias curvas inclinadas

O caminho por dentro do parque é lindo, cheio de flores de tudo que são cores.

Ladeirão na borda da cratera

Ladeirão na borda da cratera

Tem bastante vegetação nova especialmente nas bordas dos fluxos de lava da última erupção durante a segunda guerra mundial. É tudo bem visível.

Parte interna do parque e com restos da cratera antiga

Parte interna do parque e com restos da cratera antiga

A trilha toda, que é parte rua, parte estrada e parte terra vulcânica (no final) é abarrotada de lagartos. De todos os tons de verde e marrom, super ágeis!

O dia estava perfeito, e o sol do meio-dia queimava

O dia estava perfeito, e o sol do meio-dia queimava

O caminho deu 11km na ida em 3h, da base mais próxima da cidade até a beira da cratera. O último kilômetro em terra vulcânica escura e poeirenta é bem íngreme mas se faz sem problema algum. Se tiver sorte, tem uma trilha de terra vulcânica por trás do Vesúvio pra fazer a volta completa nele. Só seguir além do final da trilha padrão, mas lá embaixo o portão pode estar fechado. Por isso que não descemos por ali, pena.

Trilhazinha no fim do topo do Vesúvio, pra descer por trás dele

Trilhazinha no fim do topo do Vesúvio, pra descer por trás dele

A cratera obviamente é insana, saindo fumaça o tempo todo e com uma vista espetacular de toda a região. No verão não faz muito frio no topo, a não ser quando nuvens se formam, mas é bom levar algo pra se cobrir. Se ficar nublado, mesmo que por 10 minutos, dá um frio legal.

Sorrento lá no extremo direito de terra no horizonte

Sorrento lá no extremo direito de terra no horizonte

Lá do alto, olhando pro lado direito (com o mar a frente) fica Napoli. Entre a montanha e o mar fica Ercolano, que também tem sítio arqueológico tão bom quanto Pompéia (dizem). Pompéia em si fica mais pra esquerda do Vesúvio, e seguindo a costa com o olho se vê Sorrento lá na pontinha de terra que volta a ir pra direita na foto.

Fumacinha no Vesúvio, clássica

Fumacinha no Vesúvio, clássica

Ela tem cerca de 1.100 metros de altura. O ponto mais alto dali é aberto só pra técnicos. Diz-se que uma vez só desceram na boca da cratera, mas a foto não dá nem um pouco a dimensão do tamanho do lugar… acredite.

Dani diz... segundo o guia, a altura dentro da cratera é de um prédio de 100 andares, olhando assim nem parece!
Meião da boca do vulcão

Meião da boca do vulcão

Ah, eles técnicos parecem ser também guias e estão por todos os lados e falam inglês, e você já pagou pra eles serem seus guias então aproveite, tá incluso no bilhete do parque (10 euros por pessoa).

Dentro da cratera

Dentro da cratera

Na volta não achamos uma van, ou táxi, ou excursão ou ônibus ou bonde que pudesse nos levar de volta, e estávamos mortos. Infelizmente tivemos que voltar tudo de novo andando… e ainda esperar 1h pro ônibus mais próximo vir (mesma rua onde descemos pra subir o Vesúvio, mas alguns metros abaixo nela).

Vista da descida voltando mortos já... topo da cratera

Vista da descida voltando mortos já… topo da cratera

Então foi assim que o Vesúvio, vulcão que ninguém se decide se é ativo ou não, entrou pra nossa lista de trilhas completadas esse ano :-)

Trilha pelo GPS

Trilha pelo GPS