Vistos para brasileiros ao redor do mundo

4 Comments

Um dos maiores problemas quando se trata de dar a volta ao mundo, por incrível que pareça, é o fato de você ser brasileiro. Claro, usar uma camiseta da seleção de futebol ajuda, todo mundo adora brasileiros. Mas todo mundo do povo, não os funcionários dos governos que ficam na área de imigração dos aeroportos.

Infelizmente brasileiros tem muitas restrições quanto a entrada em países interessantes (e.g. Estados Unidos, Austrália, China, Japão). Alguns lugares dão visto de entrada pra brasileiros no aeroporto mas, como sabemos, com frequência estragam a viagem de muita gente, vide problemas na Inglaterra e Espanha. No fim das contas só tem uma verdade para nós: de 30 a 90 dias no máximo no mesmo lugar, ou então precisa de visto mesmo e acabou.

Quando pensamos na RTW pela primeira vez fiz um esquema com Google Maps pra ter uma noção de onde poderíamos ir sem esse stress, pra sobrepor ao roteiro que gostaríamos e ajustar pra somente visitar lugares livres de visto para brasileiros. Deu nisso aqui:

vistos
O problema é que não atualizei mais, e também não tinha fontes muito completas e atualizadas já naquela época. Caso procure algo mantido por quem trabalha com isso, logo tem interesse em ter isso bem perfeito, tente em http://www.vistos.com.br e nos diga se ajudou depois.

Tem também um PDF do Itamaraty (ministério das relações exteriores) que dá detalhes sobre todos os países com os quais o Brasil tem alguma relação diplomática e regime de vistos ou não para entrada, vale como referência mor: www.itamaraty.gov.br/o-ministerio/conheca-o-ministerio/comunidades-brasileiras/divisao-de-documentos-de-viagem-ddv/nota-verbal/regime-de-vistos. O problema é que não é atualizado com frequência, mas…

Uma outra fonte interessante (e eu diria até indispensável hoje em dia) é o http://www.fco.gov.uk/en/travel-and-living-abroad/travel-advice-by-country/, um serviço do governo britânico com informações de geopolítica bastante atualizado e recheado de informações sobre qualquer lugar do planeta. A sacada é servir como pacote de conselhos pra viajantes, bem prático. Como é um serviço britânico, o nível de paranóia é alto, ficando talvez atrás só do norte-americano, então use o bom senso também. Caso precise de algo mais rápido e prático, dê uma olhada no http://www.doineedavisafor.com

De todos os países que gostaríamos de visitar, os únicos que faltariam vistos, antes de aterrisar neles, seriam China e Austrália. China desistimos pela burocracia, Austrália pelo custo do país. Decidimos nos preparar financeiramente e decidir lá na Nova Zelândia, já que existe a possibilidade de tirar visto pra Austrália estando lá. No Brasil isso levaria no máximo uma semana, lá deve ser mais rápido até, visto que tem serviço para brasileiros em trânsito.

É isso. Embora esperamos ter muitos carimbos nos passaportes, as chances de você conseguir dar uma volta ao mundo como brasileiro sem ter problemas com vistos é alta até (mesmo pros que não tem sorte de ter dupla cidadania), basta se organizar!

Em tempo, depois do post ir pro ar o Thiago “Tabgal” deu ótimas dicas sobre confirmação da necessidade de visto! Vou copiar pra não perder o comentário no futuro:

A “autoridade máxima” usada pelas companias aéreas pra saber se precisa ou não de visto chama-se TIMATIC e pode ser acessado aqui http://www.staralliance.com/en/services/visa-and-health/. Esse site também é bem prático http://www.visahq.com/citizens/.