Mundo na Panela #1: molho pesto
May 05 2014
cozinha, europa, pessoal, rtw No Comments
O primeiro post de Mundo na Panela na verdade não é de um prato mas resolvemos começar por ele meio que por causa disso. Molho pesto de manjericão foi nossa base alimentar por muitas semanas. Ficamos viciados, e era bem barato no sul da Europa, além de durar bastante guardado nas mochilas. E se você não entendeu o que é o Mundo na Panela, clica aqui e veja o post explicando a nossa idéia de comer o mundo todo depois da nossa RTW :-)
Por quê?
Comemos pesto no café-da-manha, almoço e em muitos lanches antes de dormir no sul da França, Itália e principalmente na Grécia (que quem diria, é onde tinha o melhor pesto talvez pelo azeite bom). Falando assim dá até saudade, mas pela sensação e não pelas dificuldades por comer só isso com pão fatiado e café solúvel com água de chuveiro… mas cara, é pesto! É manjericão! Pesto fica bom até com perna de mesa, banco de carro velho e até tronco de árvore!
Receita
- 200g-300g de manjericão (2-3 xícaras só de folhas, quanto mais melhor)
- 100g de castanhas ou nozes moídas (1 xícara)
- 300ml de azeite de oliva
- 2 colheres de chá de sal
- 1 colher de chá de pimenta do reino
- 1 xícara de parmesão ralado
- 4 dentes de alho
Preparo
Moer com um mixer primeiro o azeite com manjericão. Depois moer todo o resto junto até virar uma pasta de consistência homogênea. Se quiser mais líquido bote mais azeite de oliva. Se gostar bastante de alho bote mais dentes que fica refrescante. Na hora de guardar pode deixar fora da geladeira desde que bem tampado e vedado, além de ter sempre um fio de azeite acima do pesto pra proteger o molho e não azedar. Como é pesto, dá pra comer direto do pote com qualquer coisa.
A manha
Nenhuma, é só comer! Quer dizer… se quiser, deixe o pesto assentar por uma noite. Ou seja, dar um tempo pro azeite subir e o molho descer no pote. Assim o gosto de alho e do pesto se misturam com tudo, fica mais suave do que comer direto após fazer.
Com uns 25 reais você prepara uma travessa de spaghetti pra umas 4 pessoas, com um bloco de parmesão que vai sobrar, e faz um potão de pesto que vai durar um bom tempo. Bom… se bem que eu duvido muito que um pesto animalesco desse dure muito tempo na mão de qualquer pessoa! E dá força no muque, tanto que se não fosse ele não subíamos o Vesúvio, veja abaixo o vídeo :-)
PS: não deixe de ver mais comilanças nossas nos outros posts Mundo na Panela!