Dia 16: Tilicho Lake, 4949 metros

No Comments

Caralho! Hoje vimos umas das paisagens mais bonitas de todos os tempos. A trilha pra Tilicho é fantástica em imagens, sério, inesquecível. Acordamos meio atrasados e fomos os últimos a sair da pousada. Quase 1.000 metros pra subir chegando à praticamente 5.000 lá no lago Tilicho, o lago mais alto do mundo. Acabou que estávamos ótimos, eu parecia comer o ar mostrando os dentes quando abria a boca, pra dar conta de respirar, mas subimos ultrapassando muita gente. De respeito. A subida final é cheia de picos e montanhas que apenas começam ACIMA das nuvens! Em volta do lago é lindo. Tomamos um chá que vendiam no topo e fomos andar pra tirar fotos em volta dali. No caminho ouvimos barulho de trovões e vimos que a geleira tava desmoronando do outro lado do lago. Alucinante. Poderia ficar um dia todo lá no alto vendo isso, lindo demais. Na volta os joelhos doeram, e contei uns 90 yaks passeando e comendo. A dor passou, deve ser sinal de boa sorte. — Caio

Que dia massa!!! Estamos cansadíssimos, mas a trilha de hoje foi uma das melhores e mais bonitas desde o começo! Saímos do BC às 6:30 da manhã depois de um café da manhã reforçado e deixamos as mochilas no guesthouse, o que facilitou bastante as coisas, pois seriam mais de 3 horas de muita elevação e 2 horas pra descer. A trilha começa subindo a colina onde fica o base camp, subidinha já pesada. Chegando lá no alto já é possível ver o cenário que você vai seguir por grande parte da trilha: um vale enorme, rodeado de montanhas nevadas e glaciers, no fundo do vale o rio fazendo o barulho de fundo, e no lado do vale onde você está dá pra ver a trilha que segue atééé as pessoas desaparecerem no horizonte de tão pequeneninhas. E assim fomos acompanhando as montanhas, até alcançar um longo zigue-zague que leva até o alto. Olhando, o zigue-zague parece coisa de minutos, mas leva muito tempo porque a subida é SUPER íngreme, a parte mais difícil da trilha. Depois de quase morrer com aquilo finalmente alcançamos o alto da montanha. É muito estranho, pois o barulho do rio que ecoa no vale pelo caminho inteiro de repente desaparece e dá lugar a um silêncio absoluto! Lá no alto da montanha, caminhamos por meia hora até que de repente, à quase 5000m ele aparece, azul, lindo, e calmo! Que perfeição!!! Tanto o caminho quanto o lago em si renderam fotos magníficas. Ficamos 1 hora lá em cima curtindo a paisagem e observando as pequenas avalanches que acontecem o tempo todo no glacier. O barulho do gelo quebrando parece um trovão, a sensação de ouvir isso no silêncio absoluto que é aquele lugar é única! A paisagem da decida ficou ainda melhor com a luz, que mudou, mas foi bastante gelada e coitadinho dos nossos joelhinhos! Levamos 2 horas pra descer e quando voltamos ao BC estávamos morrendo de dor nos joelhos e com algumas bolhas nos pés. Me preocupa a volta a Shree Kharka amahã, pois aquele caminho é super perigoso e quero estar com os joelhos 100% para aguentar o tranco. Passamos o resto do dia de hoje descansando (depois do banho de caneca) e agora, 20h, já estamos exaustos e indo dormir. É o que a falta de energia e de carga nos eletrônicos não faz! Acho que amanhã pagaremos para recarregar algumas coisas em Shree Kharka, a gente merece! Hoje é aniversário do Leandro, meu irmão mais novo, e queria muito poder falar com ele. Pena que a próxima previsão de internet está pra daqui a muuuuitos dias! — Dani