Mundo na Panela #3: pudim malva

No Comments

Hoje é dia de se empanturrar de açúçar e gordura. As duas receitas que nos marcaram na África do Sul foram sobremesas, e vamos já chutar o balde com a mais doce delas: pudim malva. Ou malva pudding como vai achar em receitas gringas. A grande sacada é ser uma mistura de bolo com pudim e ter base de damasco, uma sobremesa bem tradicional da região do cabo e arredores do sudoeste na África do Sul.

Por quê?

Primeiro: porque é bom pra caramba. Segundo: foi nossa comemoração mochileira num albergue solitário numa cidadezinha da África do Sul após pularmos de pára-quedas pela primeira vez. Estávamos sozinhos com o gerente do albergue e seu cachorro fiel escudeiro e ele ficou indignado por não conhecermos pudim malva, que todo mundo come (ou pelo menos os brancos africâners) em feriados e festas. Ele tinha feito na noite anterior lá em Plett um braai, o churrascão sulafricano, então fomos no mercado comprar os ingredientes e sentamos a bunda em volta da fogueira no jardim e esperamos mais uma gordice sair da cozinha dele. Ele era todo maloqueiro brigão, um africâner de 2m, e ficava repetindo que não era gay por saber cozinhar :-)

Mais doce que você imagina

Mais doce que você imagina, isso é um pudim malva

Receita

Pra massa do pudim:

  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de geléia de damasco (use de pêssego se não tiver damasco)
  • 250ml de leite
  • 250g de açúcar (se quiser, pode fazer 50% normal com 50% mascavo)
  • 250g de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de vinagre branco

Pra calda:

  • 150g de açúcar
  • 225ml de leite
  • 200ml de creme de leite
  • 25g de manteiga
  • 2 colheres de chá de essência de baunilha

Preparo

Bata o ovo e o açúcar da massa de damasco, pode ser na mão mesmo, e misture com a geléia. Em um recipiente diferente pra massa, misture a farinha, o sal e o bicarbonato. Em outro recipiente, misture a manteiga (derretida no microondas) com o leite e o vinagre. Junte tudo de todas as tigelas até virar uma massa líquida homogênea. Se tiver uma forma baixa e larga com teflon, ótimo, use ela sem untar. Senão, unte pra evitar queimar e grudar. Asse a massa por exatos 30 minutos em fogo baixo (180 graus aqui em casa). O ponto da massa é não grudar num palito, mas ela fica molenga mesmo.

Nos últimos minutos em que a massa assa, já comece a calda. O segredo é o tempo, porque ambas coisas precisam ser misturadas ainda quentes, então quando a massa sair do forno a calda tem que estar nos 99,99% de preparo. Junte todos os ingredientes da calda em fogo baixo até que tudo vire uma mistura só que dá vontade de tomar em uma caneca, só não vai coalhar o creme de leite e nos envergonhar. Assim que a massa sair do forno, fure ela toda, descole as bordas e jogue a calda ainda quente cobrindo tudo.

O mais difícil é não querer beber esse caldo numa caneca

O mais difícil é não querer beber esse caldo numa caneca

Manha

Além do truque importante de juntar a massa quente com a calda quente, talvez a manha maior seja fazer seu próprio creme pra comer com o pudim malva. Nós comemos com um feito na hora na África do Sul, então comer em casa com sorvete não foi exatamente a mesma sensação, mas tá valendo. O ponto da massa não é nem de bolo nem de pudim, ela fica toda aerada e com furos, quando botar a calda por cima a massa vai absorver tudo e ficar molhada. É essa a hora de comer, ainda quente. Ainda há discordância doméstica sobre usar ou não açúcar mascavo na receita. Na África do Sul usam um açúcar de melado diferente do mascavo, então é mais seguro usar açúcar branco mesmo e ter um pudim mais claro pra não zoar o gosto original.

A receita de pudim malva é bem gorda, ainda mais se for comer com creme caseiro. Mas bom, não que sorvete seja muito mais leve, mas… né… aproveite porque é muito bom, e palavra de quem nem come damasco. Nem dá pra sentir o gosto da fruta ou geléia, é a mistura inteira que fica perfeita :-)

PS: não deixe de ver mais comilanças nossas nos outros posts Mundo na Panela!