Longos dias na estufa que é Madrid

No Comments

Passamos dias demais em Madrid, foi uma estadia longa até mesmo para o nosso padrão de viagem lenta. Antes de chegarmos lá, as pessoas que conhecemos em Barcelona e Valência nos deram dois avisos: mais que uns 4 dias era muito tempo para a cidade e passaríamos muito calor. Acertaram nas duas coisas.

Rua entre Callao e Plaza Mayor

Chegamos em Madrid no finalzinho da tarde e emendamos, de mochila e tudo, uma parada com nosso couchsurfer no El Tigre, um bar bem local que fica no centro de Madrid perto da estação Gran Via. Como é de costume, pedindo uma bebida eles te presenteiam com um prato de tapas caprichado. Apesar de bem lotado, o lugar é muito bom, se pegar as tapas frescas e tiver sorte (já que as servem aleatoriamente) vai se dar bem. O garçom velhote do lugar era estúpido demais por causa das nossas mochilas no caminho, mas aproveitamos bem. Duas cervejas, uma coca e 3 pratos de tapas por 7 euros é bom o suficiente :-)

Nosso couchsurfer mesmo era um amor de pessoa, muito simpático e atencioso. Pra quem está começando com couchsurfing tá de parabéns, duvido que terá problemas pra arrumar lugar na grande viagem que ele vai começar agora pelas três américas! Ele estava aprendendo português (de portugal) também, o que era divertido, porque podíamos falar em qualquer idioma que sabíamos e todos se entendiam. Ele tinha uma prova oral uns dias após sairmos, então talvez nossas gírias e sotaque tenham atrapalhado um pouco…

Conhecemos também os dois amigos de apartamento dele, um doutorando e outro músico contratado de uma banda aparentemente famosa na Espanha. Super engraçados, o doutorando tinha ouvido muito bom pra entender nosso português. Ele era das Astúrias, do lado da Galícia, então isso ajudava um bocado. O músico era de Zaragoza, entre a Catalunã e o País Basco. Nosso couchsurfer mesmo era de León, então o apartamento era super espanhol e bem diverso pra vermos opiniões diferentes da vida em Madrid e do país. Foi perfeito :-)

Palácio de vidro do El Retiro

Em Madrid se tem uma coisa que se precisa conhecer, além dos museus, é o Parque del Retiro. Não que já estejamos enjoados de visitar parques, mas esse é bonito mesmo. É um dos poucos lugares na cidade que se acha brisa e sombra com lugar pra sentar. Aparentemente espanhóis odeiam essas três coisas, então aproveite. Lá é enorme, passamos uma tarde fazendo picnic, e pra fugir do calor pode-se ir ao Museo del Prado que é grátis a partir das 6 da tarde. Como dizem, o museu é enorme realmente, e com muita diversidade de estilos de várias épocas, com algumas esculturas. Vimos só o primeiro andar na visita, tivemos que voltar outro dia pra ver o segundo. As descrições das obras são bem boas, então leva tempo, e você não vai passar correndo pela sala com os quadros do Goya né…

Goya malvadão em frente ao Prado

Perto da Praça da Espanha, onde ficamos alguns dias depois, tem o Dabod, um museu egípcio construído num parque no centro da cidade. Esse é legal de ver porque é real. Quando fomos pro Egito, na fronteira com o Sudão em Abu Simbel, vimos o complexo de templos que remontaram lá, e o Egito doou pela ajuda que a Espanha deu na eṕoca uma câmara do complexo. É essa câmara que virou museu em Madrid. A organização é impecável, como deveria ser no Egito, então vale a visita já que é 100% grátis. Ali perto tem o Palácio Real e a Praça da Espanha com uma estátua legal do Dom Quixote. Não gastamos muito tempo em nenhum dos dois lugares, mas são bonitos de se ver e como é tudo tão perto no centro… aproveitamos.

Dabod, pedaço do Egito no meio de Madrid

Madrid foi bom pra descansarmos um pouco também. Espanha tem sido bastante intensa e precisávamos esfriar um pouco, e pudemos papear bastante com couchsurfers. A vista da casa deles pra cidade é ignorante, dá pra ver o Palácio Real e a catedral logo de frente. Fomos dormir bem cansados e tarde naquele dia, mas aprendemos bastante sobre o país e as pessoas conversando e rindo!

Dani diz... e ainda saímos pra tomar sangria antes disso, tomei uma jarra inteira sozinha!
Tem coisas - tum! - que só couchsurfing faz pra você

Tem coisas – tum! – que só couchsurfing faz pra você

Agora, se você faz o gênero cultural, como de vez em quando encarnamos, vai gostar de saber que ainda tem museu pra ver além dos que já falamos. Fomos no Thyssen-Bornemisza, mas foi decepcionante. Quase nada de informações das obras, muita arte moderna ruim, e embora seja um museu famoso não vale os 8 euros que cobram por pessoa. O museu Reina Sofía perdemos de ver porque chegamos em cima da hora de fechar a entrada, confundimos o horário do portão com o de fechamento do museu, e tivemos que nos contentar com uma exposição de obras do Salvador Dalí que tava temporária lá e fechava quase meia-noite. Nada mal como compensação. Ela é bem bonita e com os quadros mais famosos pra não fazer feio, além de muita obra inicial dele e filmes que ajudou a fazer. Valeu a pena esperar uma hora na fila, é coisa de uma vez na vida só, ainda mais de graça :-)

Até em museu de presunto fomos. O Museo Del Jamon está espalhado pela cidade toda, com milhões de pernas inteiras de presunto ibérico penduradas no teto, servindo gente o tempo todo. Porém não é um museu como te dizem, é mais uma lanchonete estilosa pra turistas. Se andar pela cidade verá um monte deles… e ah, falando em andar, acho que dos 12 quadrantes de Madrid no mapa nós só conhecemos um! A cidade é enorme, mas é tudo subúrbio, o centro visitável é bem pequeno e dá pra ver andando (ou de metrô se bater o cansaço, 10 passes por 13 euros, mas as estações nem sempre são bem localizadas).

Fim do dia batendo perna por aí

Pra fechar o único fim de semana na cidade, fomos no mercado El Rastro, bem de rua e enorme, mas nada muito diferente do que se tem no Brasil, além dos turistas europeus é claro. De noite fomos na Plaza Mayor ver um concerto de música clássica grátis durante o verão, dirigido pelo Plácido Domingo (que eu nem sabia se tava vivo ainda!). Eu fiquei bem doente nessa noite porque esfriou rápido, mas deu pra aproveitar bem… foi bem bonito :-)

A lua se escondeu pro concerto na Plaza Mayor

Nos últimos dias na cidade o Leandro, amigo nosso, visitou a cidade vindo de Barcelona e a caminho da Holanda, e andamos feitos zumbis pela cidade por causa do calor absurdo que fez, mais que todos os outros dias. Quase não deu pra fazer nada, mas conseguimos um “bar hopping” em 3 lugares com os couchsurfers e ele, além de conhecer um pouco da região, mesmo que andando, como quando fomos ver a tal estátua de Lúcifer no El Retiro, a famosa que dizem estar à 666m do nível do mar.

Nos dias finais, acabamos ficando muito tempo no albergue, dormimos muito pra aliviar o calor infernal que beirava os 40 graus até tarde da noite. A única hora que pensamos sair foi pra matar a vontade da Dani de coxinha num bar brasileiro, mas estavam sem bem naquela noite hahah.

Dani diz... eu até sonhei com essa coxinha, imagine a minha cara quando descobrimos que justo naquele dia não tinha! A mulher até ficou com dó e disse que no outro dia ia ter, pena que era nossa última noite na cidade
Lago do parque El Retiro

Um dos objetivos de passar tanto tempo no centro da Espanha era a nossa intenção de viajar pra outras cidades perto, ou até mesmo ir pra Portugal. Vimos como era pra ir pra Toledo, e parecia tranquilo de Madrid, e pra Portugal poderíamos pegar carona mesmo que é bem comum por aqui. Infelizmente eu, Caio, fiquei muito doente antes de irmos pro albergue e não rolou nenhuma das coisas… decepção grande pra Dani que queria muito, fica na minha conta pra compensar na viagem depois. Às vezes planos não encaixam mesmo, fiquei com dó de não ter dado certo :-(