Mundo na Panela #11: tom yam goong

No Comments

Senhoras e senhores preparem as línguas porque começamos a fazer receitas asiáticas cheias de pimenta. Como essa da foto abaixo, que tecnicamente é de origem tailandesa mas é uma base de sopa muito comum em todo sudeste da Ásia. Todos os países da região tem suas variações de tom yam. Tom Yam Goong (ou “tom yam de camarão”) é a que experimentamos na Malásia.

Nham :-)

Nham :-)

Por quê?

Porque a vida é muito curta pra ficar tomando sopa que não faz a sua língua derreter, cara ficar vermelha e querer pedir socorro, basicamente. Existe uma rede de cafeterias na Malásia que serve várias misturas de tom yam, caso não confie nos vendedores de rua, e foi numa delas que pela primeira vez tomamos a sopa. Acho que tomamos depois na Tailândia de novo também. O que mais nos lembramos dela é o “caramba, como arde tudo” dos primeiros bocados! É de assustar pra quem não tá acostumado, mas acredite que é muito saborosa. A pimenta arde enquanto tá tomando a sopa ainda quente. Parou de tomar, passou cinco minutos? Já era o ardido, é mágica :-)

Receita

  • 2-4 pimentas malaguetas
  • 2 colheres de sopa de pasta de pimenta
  • 2 caules médios de capim limão
  • 4 folhas frescas de limão kaffir
  • 1 limão comum com muito sumo
  • 4 fatias de raiz galangal
  • 8 camarões rosa inteiros
  • 300g de cogumelos salmão
  • 3 colheres de sopa de molho de peixe
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • punhado de coentro, a gosto
  • 750ml de água

Preparo

Fazer tom yam goong não é demorado, mas precisa começar 1h antes de comer porque se usa camarões frescos e terá que limpá-los. Arranque as cabeças deles e bote numa panela com os 750ml de água pra deixar cozinhando até reduzir 1/3 do líquido, o que deve levar uns 30min. Coe o líquido e reserve, ele será a base do tom yam goong. Se você só achou galangal desidratado, aproveite agora pra cobrí-los com água e já deixe-os hidratando enquanto prepara o resto das coisas. Limpe os camarões tirando a casca deles e depois, com uma faca de corte fino, abra as costas deles bem na linha central pra enxaguar e tirar as víceras. Reserve-os.

Agora tudo que for preparando já vai direto pra panela com o caldo das cabeças dos camarões, prepare-se. Amasse os caules de capim limão e corte-os em 3 partes cada. Fatie as pimentas na vertical (com poucas ou nenhumas sementes), jogue uma metade na panela e reserve a outra pra decorar o prato pronto com as folhas de coentro. Misture as folhas de kaffir na panela. Bote 2 colheres caprichadas de pasta de pimenta e misture bem com o caldo pra dissolver tudo. Jogue o molho de peixe, o sal da receita. Misture o açúcar. Ferva tudo. Quando subir a fervura, corte as bases duras dos cogumelos e misture-os ao caldo. Jogue os camarões agora também. Ferva tudo por uns 5-10min, é o suficiente. Tire do fogo, misture o sumo do limão e pronto!

Estranho mas gostoso! E apimentado, muito apimentado

Estranho mas gostoso! E apimentado, muito apimentado

Manha

Quando for servir dê uma misturada na sopa, senão parecerá meio alienígena pra pessoas já que os temperos se mexem sozinhos e se aglutinam naturalmente em formatos estranhos. Só jogue o sumo do limão depois que sair do fogo, senão vai amargar. Claro que vai dar trabalho achar os ingredientes (demoramos semanas pra encontrar todos), mas em lojas asiáticas se encontra eles, ou em mercados municipais, ou em bairros e colônias de asiáticos se der sorte de morar perto de um. Use tofu defumado como fazem lá se for vegetariano, fica bem gostoso também. Acompanhar com arroz branco também é uma boa, como sempre. Não deixe de jogar coentro por cima da sopa, dá uma diferença incrível mais próxima do sabor original!

PS: não deixe de ver mais comilanças nossas nos outros posts Mundo na Panela!