Mundo na Panela #10: melktert

No Comments

Sabe aquelas receitas de mãe ou avó? Melktert, ou milktart em inglês, ou torta de leite em português, ou… brincadeira, é uma receita desse tipo. Mas como diabos se faz uma torta de leite que não desmancha? Verá logo abaixo, e temos certeza que vai fazer grunhidos e fechar os olhos quando comer o primeiro pedaço dessa torta africâner típica de festas de fim de ano :-)

Por quê?

Melktert foi a primeiríssima sobremesa que comemos na nossa volta ao mundo, então nos marcou. De um jeito meio bobo talvez, mas nos lembramos do gosto dela até hoje e estávamos ansiosos pra fazer uma torta dessa em casa. Em várias cidades da África do Sul você encontra melktert em supermercados mesmo, e são incrivelmente deliciosas. Diz a lenda que poucas pessoas fazem em casa, pois as de mercado são realmente boas. Quem diria…

Toma na sua cara! Delícia! Com café pela manhã! :-D

Toma na sua cara! Delícia! Com café pela manhã! :-D

Receita

Massa:

  • 100g de manteiga amolecida
  • 250g de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • 1 gema
  • 80g de açúcar
  • 50ml de água

Creme:

  • 1L de leite integral
  • 1 colher de chá de baunilha
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de amido de milho
  • 1 xícara de açúcar
  • noz moscada a gosto
  • 3 ovos

Preparo

Pra fazer a massa comece misturando a farinha, o sal, o açúcar e a manteiga com as mãos até virar uma farofa fina. Adicione a gema e a água, amassando com as mãos até ficar uma massa homogênea e lisa. Se precisar, bote mais farinha aos poucos até parar de grudar massa nas mãos. Modele um uma bola e enrole em plástico filme de cozinha e deixe na geladeira por 1h pra firmar. Depois disso, polvilhe trigo numa mesa e abra a massa com um rolo. Não tenha medo de botar farinha na mesa ou na massa, não pode grudar massa nem na mesa nem no rolo. Abra a massa até um pouco além do tamanho da sua forma, pois no forno ela vai encolher e precisará de massa pra altura da lateral da sua forma. Depois que deitar a massa na forma, passe o rolo por cima da borda pra massa cortar bem no limite da altura e aproveitar bastante dela. Asse por 30min em fogo baixo. Não se preocupe, ela não vai dourar muito mesmo!

Truque: bote feijões em cima de papel manteiga sobre a massa, pra ela não inflar no forno

Truque: feijões em cima de papel manteiga sobre a massa, pra ela não inflar no forno

Agora o creme. Leve ao fogo somente 750ml do leite integral com a baunilha, a manteiga e a noz moscada, se quiser botá-la. Derreta tudo, mas sem ferver. Desligue o fogo e em outra vasilha misture a farinha, o amido de milho, o açúcar, um ovo inteiro, duas gemas (mas guarde as claras delas) e os 125ml de leite que sobraram de antes. Misture tudo dessa vasilha muito bem. Adicione tudo isso ao que tava quente na outra panela e leve ao fogo baixo. Nunca, jamais, deixe o fogo subir. Mexa sem parar, em todas as partes da panela. Se não fizer isso vai empelotar, e você quer uma textura lisa sem grumos. Quando engrossar ao ponto de começar a soltar de leve da lateral da panela, tire do fogo e mexa o creme mais uns minutos pra esfriar. Cubra com papel manteiga até encostar no creme quente e deixe uns 15min geladeira pra amornar.

Resultado final de pertinho, pra ver a textura do creme

Resultado final de pertinho, pra ver a textura do leite

Bata as duas claras que tinha guardado quase até ponto de neve (sem exagerar pra não ficar fofo demais), e misture bem ao creme amornado na geladeira. Bote com cuidado sobre a massa agora já assada e ajeite até ficar bem liso em cima, chegando até as bordas. Polvilhe canela por cima e deixe na geladeira de 2 a 4 horas antes de cortar. Aí só servir!

Manha

Consistência perfeita, sem desmanchar

Consistência perfeita, sem desmanchar

A noz moscada é realmente opcional, mas achamos que dá diferença pra melhor no sabor final. Melkterts não são muito doces, tem mais gosto de leite cremoso mesmo, então pode botar mais açúcar se quiser! A canela além de dar um sabor muito bom também serve pra que não forme uma película sobre o creme (como nata) quando ele esfriar, caso não goste dela pense em outra coisa pra dar o mesmo efeito :-)

PS: não deixe de ver mais comilanças nossas nos outros posts Mundo na Panela!

Leave a Reply