Mundo na Panela #9: salsichões

No Comments

Embora não seja possível fazer toda a receita de hoje em casa, prepare-se pra ficar de barriga cheia pois comerá salsichões alemães com direito a chucrute! Naturalmente as bockwursts e bratwursts (as salsichas escuras e claras) foram compradas prontas, mas fizemos questão de fazer nosso próprio chucrute e damos a receita de tudo, além da mostarda típica pra esse tipo de sanduíche :-)

DSC_3424

Bratwurst + chucrute + Eisenbahn = Dani feliz

Por quê?

Quando visitamos o sul da Alemanha, e na verdade até no norte da Suíça, sanduíches de salsichões alemães era a coisa mais barata pra comprar na rua na hora que a fome apertava e não tínhamos algo nas mochilas. Devemos ter comido todo tipo de salsichas lá, mas a melhor mesmo pra gente é a bratwurst, que sempre se achava grelhada e servida em um pãozinho com mostarda picante. Pra caprichar, bote um pouco de chucrute por cima e a mistura fica imbatível! Chucrute é um probiótico natural, vai compensar a carne no corpo depois da comilança :-)

Receita

  • 2-4 salsichões tipo bratwurst ou bockwurst
  • 2-4 pães tipo francês mas em formato de cachorro-quente
  • 200g de mostarda amarela
  • 2 colheres de sopa de páprica
  • 1 cabeça média de repolho
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de sal
  • 1 colher de sopa de vinagre branco
DSC_3417

Preparando pro ataque

Preparo

As salsichas não tem segredo, é como você preferir mesmo. Se estiver fazendo um churrasco, melhor ainda. As mais gostosas que comemos foram de um churrasco em Stuttgart, mas não temos churrasqueira em casa então foi no forno mesmo. O ponto é como desejar, mas as salsichas brancas devem ao menos estar meio douradas por fora. Prepare a mostarda misturando ela com a páprica, que é como eles servem mostarda em muitas vendas de rua. Pro chucrute, arregace as mangas e vamos lá.

Jogue fora as primeiras folhas do repolho se estiverem moles ou machucadas e também corte fora a base dura dele. Fatie o repolho o mais fino que puder. Não tão fino quanto couve de feijoada, mas se ficar muito grosseiro ele não vai curtir bem depois e não virará chucrute. Amasse tudo que picou com as mãos, por uns 10min. Vai soltar bastante água e reduzir pra 1/3 do tamanho. Misture o vinagre branco, o sal e o açúcar. Bote todo o repolho num pote de vidro esterilizado, mas sem o seu líquido. Soque bastante com algo pros sólidos compactarem no fundo. Ao poucos, bote o líquido até cobrir 2 dedos acima do repolho. Se ele ficar acima da água vai oxidar e estragar o chucrute. Cubra a boca do pote com um pano e deixe a tampa só por cima, sem rosquear. Deixe numa área protegida do sol por uns 5 dias e finalmente estará pronto :-)

DSC_3430

Mostarda embaixo, chucrute em cima, e o pão sempre menor que a salsicha!

Manha

Na foto da mesa você vai ver o que parece suco de maçã, mas na verdade é o apfelschorle no qual os alemães são viciados e que nós odiamos experimentar (se quiser arriscar misture suco de maçã com água com gás em proporções iguais, e coe o suco antes, não faça como a gente). Quem bebe vai querer aproveitar a chance e tomar alguma cerveja estilo alemão, a Dani pegou uma Eisenbahn de trigo! A manha pro chucrute pode ser o gosto que você quer dele, difícil dizer. A família da Dani é alemã e polonesa, então ela conhecia bem o gosto e disse que o meu ficou excelente, mas pode tentar botar algum tempero (como semente de coentro) antes dele curtir se quiser inventar moda :-)

PS: não deixe de ver mais comilanças nossas nos outros posts Mundo na Panela!

Leave a Reply