Mundo na Panela #6: sliders

No Comments

Tava demorando pra pegarmos uma receita mais calórica no Mundo na Panela, então dessa vez vamos passar pela Gordolândia, ou Estados Unidos. Afinal, todo mundo gosta de comer hamburguer e batatas fritas, então essa receita não tem como dar errado, é sucesso garantido! Além disso, como todo mundo vai comer pelo menos um hamburguer em algum momento da vida, seja do tipo que for, ajuda a conhecer o que vai comer e pode-se até mudar a receita a vontade. A nossa, aliás, rende 6 dos tais “sliders” :-)

Por quê?

Porque sim ao hamburguer! Ao bacon! Ao queijo! A batata frita! Estávamos nos EUA pela terceira vez nas nossas vidas e não tínhamos comido um bom e belo hamburguer no país, e como queríamos fazer uma visita ao bairro ex-gay e hoje hipster de São Francisco, o Castro, aproveitamos. Lá tem o Slider Bar, um lugar bem bacana que serve ótimos miniburguers, como os sliders podem ser chamados em português. A idéia desse tipo de hamburguer não é comer um enorme com gosto só razoável, mas sim vários minis ótimos. Nem sabíamos, mas sliders não são exclusivos da onde fomos, são populares em todo canto mesmo. Mas garantimos que os miniburguers deles são deliciosos :-)

Os sliders, ou miniburguers, prontos pra atacar

Os sliders, ou miniburguers, prontos pra atacar

Receita

  • 1 cebola média
  • 3 dentes de alho
  • 500g de carne moída
  • 3 colheres de sopa de salsinha picada
  • 1 pacote de batata congeladas em tiras
  • 2 rodelas de tomate
  • 2 folhas de alface liso
  • 4 tiras de bacon
  • 4 fatias quadradas de cheddar
  • 4 fatias de parmesão ou provolone
  • 150g de gorgonzola
  • 6 minipães redondos
  • azeite, sal e pimenta do reino

Preparo

Comece pelo que precisa ser frito e reservado: o bacon em tiras não muito finas. Frite até o ponto que gosta e reserve em papel toalha pra secar. Isso já vai engordurar a frigideira pro resto. Frite a cebola com alho, ambos cortados bem pequenos. A cebola e alho devem começar a escurecer de leve, mas sem queimar, e os reserve também. Em uma tigela, misture a carne moída, a cebola com alho e sal, e pimenta do reino a gosto. Se quiser, bote um fio curto de azeite pra não ressecar. Misture tudo com a salsinha, e se quiser algumas gotas de molho de soja só pra dar cor. Faça bolinhas com a mistura e vá achatando até ficar no formato de mini hamburguer. Deve dar 6 deles.

As belezuras saídas da frigideira

Detalhe das belezuras saídas da frigideira

Enquanto se prepara pra fritar os hamburguers, bote o pacote de batatas fritas no forno alto, pra ser menos gordo e não se estressar com duas coisas fritando ao mesmo tempo. Devem ficar boas no tempo da embalagem, mas geralmente leva entre 15 e 30 minutos.

Na hora de fritar os miniburguers, bote só um fio de óleo na frigideira, porque vão soltar suco e não precisa banhar em gordura… e espere, com uma tampa sobre eles pra não fazer muita fumaça e acelerar o ponto da carne. Vire quando um lado escurecer bem (como na foto) e se incharem demais pressione de leve pra soltar parte do suco, senão vão parecer almôndegas. Quando tiver no ponto que gosta, jogue 2 fatias dos 2 tipos de queijos fatiados por cima de cada par de miniburguer (de novo, como na foto) e deixe eles derreterem com fogo desligado, só com calor da carne. Amasse bem o gorgonzola até virar uma pasta, ele vai ser a cobertura dos outros 2 miniburguers restantes depois!

Pra montar os slides vá na criatividade mesmo, mas a nossa sugestão é: 2 de cheddar com as tiras de bacon que já estavam fritas; 2 com queijo provolone ou parmesão com uma rodela de tomate e uma folha de alface, meio x-salada; 2 somente com queijo gorgonzola por cima, mais nada, porque o gosto é forte. E não se esqueça das batatas fritas no forno!

Manha

Se gostar de carne bem temperada, tente trocar a salsinha por hortelã (2 dos sliders que fizemos eram com hortelã, e foram os preferidos do Caio). Se quiser arriscar mesmo, mas confiar na gente, tente misturar uma ponta de colher-de-chá de canela em pó na carne moída de uns dois sliders, vai dar um tempero bem legal. Ao invés de tomate, pepino em conserva deve ficar melhor ainda no slider! Tente fazer os hamburguers bem pequenos mesmo  senão não é slider  mas não pode ficar muito menor que o tamanho do pão, então tente realmente comprar minipães mesmo e não pão de hamburguer. Como dá pra ver nas fotos, os nosso ficaram entre sliders e hamburguers, quase erramos na medida. A dica mor é achatar bem a carne, porque na hora de fritar ela sempre incha um pouco. Mas não prense a carne demais, senão sai todo o suco dela e ficará socado por dentro.

PS: não deixe de ver mais comilanças nossas nos outros posts Mundo na Panela!

Leave a Reply