Mundo na Panela #8: gyro com tzatziki

No Comments

Uma receita meio falcatrua hoje, pra fechar a participação da Grécia no Mundo na Panela! Pelo menos é fácil de fazer, não requer quase preparo pois é, na prática, um sanduíche. Por isso que disse ser falcatrua, mas deixemos isso de lado porque gyros são realmente muito bons na combinação de sabores que tem dentro deles, e o tradicional molho tzatziki por cima fica animalesco. Até comida de rua da Grécia é muito boa, bonita e barata.

Por quê?

Além de ser uma das comidas nacionais, gyros são nutritivos e fáceis de preparar e comer! Vende-se gyros em absolutamente todos os cantos do país. Pra ser mais justo, em praticamente qualquer canto da Grécia, Turquia e partes do Oriente Médio. Por isso podem confundir com shawerma ou kebab. Mas gyros são únicos (pelo recheio e molho diferente dos demais) e são baratos! Lá na Grécia um gyro pode custar entre 1 e 5 euros. Um gyro caprichado e decente normalmente custa entre 2.5 e 3.5 euros. É o fast food de mochileiros. Recomendamos, e a nossa receita rende quatro gyros e tzatziki suficiente pra matar a vontade :-)

Não é shawarma, não é kebab, é gyro!

Não é shawerma, não é kebab, é gyro!

Receita

  • 1 tomate grande
  • 1 cebola roxa grande
  • 2 batatas médias
  • 4 pães pita (vendido como pão sírio em alguns lugares)
  • 200g de iogurte grego natural, não doce
  • 300g de alguma carne alta ou grossa, pra ser fatiada
  • 1 pepino médio
  • 1/2 limão
  • sal e azeite a gosto

Preparo

Pra fazer o molho tzatziki, o fantástico molho tzatziki, o inigualável molho tzatziki, comece cortando o pepino no seu comprimento e tire as sementes dele. Elas não estragam o molho se tiver preguiça de tirá-las, mas são chatas. Rale o pepino e peneire o resultado pra tirar parte da água dele. Salpique um pouco de sal na pasta e deixe num canto pra soltar mais água. Minutos depois volte e peneire novamente, tente tirar o máximo de água que puder! Quando o pepino ralado estiver seco, misture-o no iogurte grego natural (ou outro igualmente grosso, não doce, jamais doce) e tempere com sal a gosto, uma colher de sopa de suco de limão e uma colher de sopa de azeite. Reserva ele na geladeira. Caso queira caprichar, processe 2 dentes de alho com folhas de hortelã e os misture com o resto, mas não é obrigatório. Nosso iogurte brasileiro de segunda não era muito bom e botamos muito azeite, então tente não deixar seu tzatziki ficar aguado demais também.

Agora a parte de fritação e cortação. Frite as batatas cortadas em palito, como batatas fritas normais porém em cortes mais grossos pra ficarem mais durinhas por dentro. Reserve-as salgadas. Corte a cebola roxa e o tomate no sentido mais longo em fatias incrivelmente finas, quanto mais finas que conseguir com uma faca afiada. A idéia é ter os legumes em formato de palitinhos, como as batatas fritas. A carne pode ser a que tiver, mas escolhemos a capa de coxão mole por vir em filé alto e ser boa e barata o suficiente pra gente. Tempere a gosto, porém quanto mais temperos melhor porque é pra imitar o famoso churrasco grego (impossível de fazer em casa, como deve imaginar!). A nossa carne grelhamos com sal, cominho e uma pitada de páprica apimentada. Fatiamos depois de pronta. Só cuide pra carne ser cortável em lascas, ou fatias bem finas na diagonal, pra ter uma área de sabor grande e boa. Daí é só montar o sanduíche!

Ordem no pão: carne, cebola, tomate, tzatziki e batata

Na ordem: carne, cebola, tomate, tzatziki e batata… enrole as pontas do pão e fim!

Manha

Se quiser fazer tzatziki de verdade, de verdade tipo τζατζίκι mesmo, e não tem iogurte grego em casa, compre iogurte integral natural e deixe ele filtrando sobre um pano fino em uma peneira na geladeira durante a noite. Assim, de manhã a água terá saído dele e sobrará um iogurte grosso como o grego. Sobras de um churrasco também devem ficar perfeitas pra essa receita, vale o teste! A manha de verdade pra comer gyros é saber como enrolar um sem exagerar no recheio nem deixá-lo desmanchar as gostosuras nas suas mãos :-)

Ops!

Ops!

PS: não deixe de ver mais comilanças nossas nos outros posts Mundo na Panela!

Leave a Reply